logo logo

Já imaginou a sua marca sendo divulgada na Rádio Cidade?

Cidade ADS

Divulgue aqui e aumente suas vendas.

conheça nossos planos

81 98253-5080

Caruaru / PE

Estr. do Alto do Moura - Distrito Industrial, Caruaru - PE, 55040-120

Fonte: 81 99878-0997 whatsapp

[email protected]
Geral

3º Seminário de Transparência e Participação Cidadã acontece em Recife


  • 8 de maio de 2025 às 09h20min

O tema central desta edição será a participação cidadã. (Foto: divulgação)

A Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) realizará a terceira edição do Seminário de Transparência e Participação Cidadã no dia 22 de maio, no auditório do Cais do Sertão, no Recife. Este evento, que é gratuito e aberto ao público, tem o objetivo de incentivar discussões e reflexões sobre as práticas do governo aberto e o fortalecimento da participação dos cidadãos.

Desde a sua primeira edição, o Seminário se firmou como um espaço essencial para a interação entre o setor público, a sociedade civil e especialistas, criando um ambiente propício para escuta e troca de experiências. O tema central desta edição será a participação cidadã, reconhecendo que, apesar dos avanços do Brasil em transparência, existem grandes obstáculos que ainda precisam ser superados para aumentar os canais de participação ativa e para integrar a sociedade civil na elaboração de políticas públicas. O evento irá se concentrar em ampliar o diálogo sobre métodos acessíveis de envolvimento, como consultas públicas, audiências, conselhos, orçamentos participativos e plataformas online.

A Secretária da SCGE, Erika Lacet, ressalta que a transparência vai além de um cumprimento legal, atuando como um valor essencial que constrói confiança entre o Governo e a população. O controle social é visto como um complemento natural dessa transparência, pois incentiva a participação da população na fiscalização, monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas mais justas e eficazes. “O 3º Seminário de Transparência e Participação Cidadã representa uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de experiências, aprendizado de boas práticas e, acima de tudo, para enfatizar a importância da escuta ativa e da colaboração entre o Governo do Estado e a sociedade civil”, conclui a Secretária.