
IBGE: População de Fernando de Noronha cresce, mas arquipélago ainda é menor localidade do estado

Segundo os dados divulgados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nessa quarta-feira (28), Fernando de Noronha permanece como a localidade com o menor número de habitantes no estado. O arquipélago contabilizou 3.167 moradores em 2022, representando um aumento de 20,42% em relação ao Censo de 2010, quando tinha 2.630 habitantes. No entanto, os números foram questionados por Ailton Araújo Júnior, presidente do Conselho Distrital, que considerou os dados “irreais”.
Ailton Júnior argumenta que os resultados do Censo não condizem com a realidade da ilha e solicitou à Administração de Fernando de Noronha que realize um recadastramento dos moradores. Ele ressaltou que, em 2007, quando trabalhou no setor de Controle Migratório, o número de residentes já era maior, chegando a 3.456 pessoas naquela época. O presidente do Conselho Distrital afirma que o resultado do Censo subestima a quantidade de habitantes da ilha.
Em resposta às críticas, a assessoria de comunicação do IBGE em Pernambuco informou que o órgão não irá comentar sobre as hipóteses levantadas em relação ao crescimento populacional de Fernando de Noronha. Os dados coletados pelo Censo de 2022 ainda estão em processo de tratamento e análise, visando compreender o que de fato ocorreu. Resta aguardar os desdobramentos para esclarecer a questão e determinar a real situação demográfica do arquipélago pernambucano.