Brasil supera número de feminicídios no primeiro semestre de 2023
Dados do Monitor dos Feminicídios no Brasil apontaram que os números de feminicídios no Brasil cresceram em 2023. Pelo menos 1,1 mil mulheres foram assassinadas até setembro, por serem do sexo feminino – o chamado crime de gênero. A média, no Brasil, é que quatro feminicídios aconteçam por dia, nos últimos três anos.
O Monitor do Feminicídio no Brasil foi criado no Laboratório de Estudos do Feminicídio (LESFEM), da Universidade Estadual de Londrina (PR). De janeiro a junho de 2023, 708 mulheres foram mortas no país, vítimas de feminicídio. Números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, considerado o mais importante monitor de criminalidade no Brasil, destacou que, nos mesmos meses do ano passado, foram 699 crimes do tipo.
Em números totais, estados como São Paulo, Minas e Bahia lideram os casos de feminicídios por serem os mais populosos. Mas quando se contabiliza as ocorrências, levando em conta a quantidade de moradores, estados como Rondônia e Mato Grosso estão no topo do ranking. Só em 2022, pelo menos 2,4 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos de vítimas de feminicídios no Brasil e vivem sob cuidados de parentes ou foram para abrigos.