Pesquisa aponta que 86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas
Segundo a Pesquisa e Inteligência de Dados, realizada pela Nexus, 86% da população brasileira são favoráveis a algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas. Foram entrevistadas 2.010 pessoas com idade a partir de 16 anos nas 27 unidades da federação. As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 27 de outubro deste ano.
Entre os entrevistados, 54% são favoráveis à proibição total dos aparelhos e 32% acreditam que o uso do celular deve ser permitido apenas em atividades didáticas e pedagógicas, com autorização dos professores. Aqueles que são contra qualquer proibição somam 14%.
Aqueles entre 16 e 24 anos, que foram entrevistados, são os que mais apoiam a proibição: 46% dos entrevistados concordam com a proibição total do uso dos aparelhos, enquanto 43% defendem a utilização parcial dos celulares, somando 89% dos entrevistados. Apesar de apenas 11% dos jovens serem contrários à proibição, 43% deles veem o uso parcial dos celulares em sala de aula como uma alternativa viável.
Entre quem tem mais de 60 anos, 32% são favoráveis à restrição; entre os que têm de 25 a 40 anos, o percentual é de 31%; e 27% dos brasileiros de 41 a 59 anos são favoráveis a algum tipo de restrição. Essa mesma faixa etária tem 58% das pessoas favoráveis à proibição total.