Saúde realiza simulado em Pernambuco de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública
O Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) realizou o Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública entre essa segunda (18) e terça-feira (19), em Recife. Durante a atividade, profissionais do estado e dos municípios realizaram uma avaliação do plano multirrisco local para desastres com foco em chuvas intensas, e participaram de um exercício simulado de mesa com a mesma temática.
“Nosso objetivo é colaborar para que o estado tenha o seu plano de contingência para o tema das chuvas intensas testado. Não existe melhor ferramenta para isso que um simulado”, explica a coordenadora-geral de Preparação para Emergências em Saúde Pública do DEMSP, Taynná Vernalha.
Atividades desenvolvidas
A abertura do evento contou com a presença de representantes do Governo de Pernambuco, da Prefeitura de Recife, dos conselhos de saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
No primeiro dia, foram realizadas apresentações detalhadas sobre a gestão de emergências em saúde, abordando aspectos de preparação, vigilância e resposta, elaboração de planos de contingência, estágios operacionais e estratégias de manejo durante uma emergência. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para analisar o plano de contingência definido pelo estado.
Com o aprimoramento do plano, o segundo dia marcou a aplicação do simulado de mesa com a temática das chuvas intensas. A iniciativa testou a eficácia do plano e preparou os profissionais de saúde para agirem de forma rápida e coordenada em uma emergência em saúde pública.
Ciclo de oficinas
Desde agosto de 2023, mais de 50 técnicos do Ministério da Saúde facilitaram oficinas em 26 estados e no Distrito Federal. Parte das atividades foi acompanhada pela Opas e contou com a presença de gestores estaduais e municipais, além de trabalhadores que atuam nas redes de vigilância em saúde e ambiente, e conselhos de controle social. No segundo semestre de 2024, Pará, Bahia e Acre receberam as primeiras edições dos simulados de emergências, que marcam o segundo ciclo de oficinas.