
Os dados do Censo Escolar de 2024 indicam um aumento nas matrículas do ensino médio no ano anterior, tanto nas redes públicas quanto privadas. Foram contabilizadas 7,8 milhões de inscrições nesta última fase da educação básica, o que representa uma elevação de 1,5% em relação ao total registrado no ano anterior, que foi de 7,6 milhões.
Na apresentação dos resultados, realizada nesta quarta-feira (9) na sede do Ministério da Educação (MEC), o ministro Camilo Santana destacou a recuperação da tendência de queda nas matrículas que ocorreu após a pandemia de Covid-19, onde houve uma redução de 0,4% na educação básica naquele contexto. “Este ano não só não apresentamos queda, como ainda tivemos crescimento. Portanto, é uma tendência significativa”, afirmou.
O ministro também informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará pesquisas para que o governo federal possa entender melhor os impactos do programa Pé-de-Meia na entrada e retenção de alunos no ensino médio.