PND: adesão ao exame para seleção de professores vai até 17 de abril

As redes municipais, estaduais e do Distrito Federal têm até 17 de abril para aderir à Prova Nacional Docente (PND), que será utilizada para selecionar professores da educação básica. O exame tem como meta aumentar o número de docentes efetivos nas redes públicas do país, incentivando a realização de concursos.
Na sua primeira edição, a PND tomará como base a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em todo o Brasil no último trimestre de cada ano. Os resultados terão validade de três anos e poderão ser utilizados como parte dos processos seletivos para contratação de professores.
Como realizar a adesão?
A participação é voluntária e deve ser feita pelas Secretarias de Educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), acessado pelo portal Gov.br. O gestor deve preencher um questionário no módulo específico da PND, informar a previsão de concursos e assinar eletronicamente o termo de adesão. Após aprovação pelo Inep, a secretaria deve publicar seu próprio edital de seleção até 25 de junho, informando que as notas do exame serão consideradas no processo seletivo.
Foco na formação e na qualidade docente
A PND integra o Programa Mais Professores para o Brasil, lançado neste ano, e pretende atender 2,3 milhões de docentes com