Cruz da primeira missa realizada no Brasil retorna ao país para celebrações

A cruz da primeira missa no Brasil, realizada em 1500 na Bahia, chegou a São Paulo para celebrar a Semana Santa e o evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. A cruz, vinda de Portugal, simboliza a união entre culturas e a fé cristã.
Ela percorrerá cerca de 20 cidades brasileiras, culminando em Santa Cruz Cabrália, local da primeira missa, no dia 26 de abril. O evento também celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal e promove o diálogo entre instituições, fortalecendo o turismo religioso. A programação inclui missas, procissões, atos ecumênicos e celebrações em diversas cidades do Brasil.
Ao meio-dia de hoje (15), acontece a primeira celebração no país com a cruz original, na Catedral Metropolitana de São Paulo. Em seguida, haverá uma procissão com os Arautos do Evangelho, saindo da Catedral da Sé em direção ao Centro Histórico.
Já às 15h, será realizada uma cerimônia institucional na Fiesp. Logo depois, um ato ecumênico ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. E, por fim, nesta terça-feira, haverá visita institucional ao Governo de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes.