
Ferramenta conecta pessoas com deficiência visual ao turismo pernambucano

Uma iniciativa está trazendo inclusão e autonomia ao turismo de Pernambuco. A plataforma online Paisagem Sonora, oferece descrições audiovisuais imersivas de pontos turísticos do estado, pensadas especialmente para pessoas com deficiência visual.
Idealizada desde o início com foco na acessibilidade, a plataforma disponibiliza 36 áudios que combinam descrições orais com paisagens acústicas de locais como Recife, Olinda, as Cachoeiras de Bonito, o Rio São Francisco em Petrolândia, a Praia de Maracaípe, entre outros. “Nosso objetivo é dar autonomia a essas pessoas, para que possam visitar esses lugares sozinhas ou acompanhadas, acessando o conteúdo diretamente do site ou via QR codes disponibilizados nos próprios pontos turísticos”, explica o idealizador do projeto, Mateus Guedes, em entrevista exclusiva à Cidade FM.
Diferentemente da audiodescrição comumente encontrada em ambientes fechados, como teatros e museus, a ferramenta inova ao trazer esse recurso para espaços abertos. Além disso, os cartões com QR codes são distribuídos em locais estratégicos, facilitando a experiência para visitantes e garantindo um acesso gratuito e pensado exclusivamente para esse público.
Confira a entrevista completa no Youtube da Cidade FM.