logo logo

Já imaginou a sua marca sendo divulgada na Rádio Cidade?

Cidade ADS

Divulgue aqui e aumente suas vendas.

conheça nossos planos

81 98253-5080

Caruaru / PE

Estr. do Alto do Moura - Distrito Industrial, Caruaru - PE, 55040-120

Fonte: 81 99878-0997 whatsapp

[email protected]
Geral

PL Pix Pensão avança na Câmara dos Deputados


  • 3 de maio de 2025 às 08h00min

O objetivo dessa proposta é diminuir a inadimplência e aumentar a eficiência do processo. (Foto: freepik)

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei 4978/2023, que institui o sistema conhecido como “Pix Pensão”. Esse sistema facilita a transferência automática da pensão alimentícia da conta do responsável pelo pagamento diretamente para o beneficiário ou seu representante.

O objetivo dessa proposta é diminuir a inadimplência e aumentar a eficiência do processo, embora suscitem preocupações em relação a aspectos jurídicos e operacionais.

Atualmente, a pensão pode ser descontada diretamente do salário do devedor. No entanto, quando não existe um vínculo empregatício formal, cada inadimplência requer uma nova ação judicial para a cobrança. O Projeto de Lei altera essa situação ao permitir que o juiz decida, no momento em que a pensão é estabelecida, que o pagamento seja feito via débito automático por Pix, mesmo na ausência de um emprego.

A iniciativa, proposta pela deputada Tábata Amaral (PSB-SP) em conjunto com outros parlamentares, recebeu um parecer favorável da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Agora, o projeto seguirá para avaliação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que será finalizado.