
Terremoto de magnitude 7,5 atinge sul do Chile

Na manhã dessa sexta-feira (2), um terremoto de 7,5 graus na escala Richter atingiu a região sul do Chile às 8h58, conforme o horário local. De acordo com o Centro Sismológico Nacional, o epicentro do tremor foi situado a 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams, no Cabo Horn.
Devido à possibilidade de um tsunami, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu um alerta à população e recomendou a evacuação das áreas costeiras. Às 14h30, o Senapred atualizou seu aviso sobre o tsunami: o alerta de evacuação continuou em vigor para a região de Magallanes, que é a capital provincial, mas foi cancelado para o Território Antártico.
O tremor também foi sentido nas proximidades da costa argentina, especialmente na área da Passagem de Drake. Conforme informações do jornal La Nación, a profundidade do sismo foi registrada em 10 quilômetros.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico (SHOA) da Marinha do Chile informou que a ocorrência de tsunami estava prevista para iniciar às 11h35, horário local, podendo alcançar Punta Arenas no sábado, 3. Entretanto, em Magallanes, que abriga cerca de 150.000 habitantes, o terremoto foi quase indetectável, com uma magnitude de 3 na escala Richter.