
Enfatizando a relevância da colaboração entre as diversas esferas do governo federal, estadual e municipal em relação à infância e juventude em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas Operativas participaram de uma iniciativa pioneira no estado. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, o evento intitulado “Diálogos pela proteção: crianças e adolescentes no contexto de desastres e comunicação de risco” ocorreu no plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O principal objetivo dessa iniciativa é capacitar e coordenar os agentes envolvidos na gestão de riscos e desastres, com ênfase na proteção de crianças e adolescentes. Isso inclui a elaboração e a organização de ações integradas em resposta a eventos extremos, que são frequentes nas regiões do Agreste, Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife. Além disso, pretende-se aprimorar as habilidades dos profissionais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e promover a cultura da comunicação de riscos.
Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause destacou em sua fala que, atualmente, cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes no Brasil enfrentam as repercussões das mudanças climáticas, especialmente aqueles que se encontram em situações mais vulneráveis. Por essa razão, é fundamental adotar uma abordagem diferenciada, unindo esforços dos entes públicos de todas as esferas para promover ações intersetoriais que garantam a proteção dessa faixa etária.