Mais de 400 mil segurados já contestaram descontos indevidos do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram o processo de solicitação de reembolso dos valores que foram descontados indevidamente nos últimos anos, utilizando os canais oficiais da instituição.
Os requerimentos podem ser realizados pelo aplicativo Meu INSS, por meio do site da instituição ou ainda pelo telefone 135. No final do dia, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, divulgou que, no primeiro dia de operação do sistema, foram registrados um total de 480.660 solicitações, tanto para o reconhecimento quanto para a contestação dos descontos, contabilizando acessos pela internet e atendimento telefônico.
Dentre essas solicitações, 473.940 indivíduos, o que equivale a 98,6%, afirmaram não reconhecer a cobrança de mensalidades por associações. Por outro lado, 6.720 pessoas, representando 1,4%, admitiram o vínculo. Estes números foram coletados até as 16h.
Estão sendo contestadas 41 entidades associativas relacionadas a esses lançamentos, incluindo todas que possuem ou possuíam algum tipo de credenciamento com o órgão para realizar os descontos.