Palácio da Alvorada vai instalar usina de energia solar

O Palácio da Alvorada, uma das residências oficiais do presidente da República, passará a receber eletricidade gerada por uma usina solar. Essa informação foi compartilhada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Esse projeto é viabilizado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel, que contou com um investimento de R$ 3,5 milhões. De acordo com a agência, a usina terá uma capacidade de 1.095 kWp (quilowatt-pico), o que será suficiente para atender integralmente as necessidades energéticas do Palácio da Alvorada. A iniciativa é promovida pela Neoenergia Brasília, em colaboração com o governo federal. Conforme a Aneel, a instalação do sistema está prevista para ocorrer ainda em 2025.
A agência também mencionou que esse projeto resultará em uma economia anual superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos, além de alinhar-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que tem como meta promover o acesso à energia limpa e acessível.