Abertura de pequenas empresas em PE supera média nacional

Pernambuco registrou um aumento expressivo de 42% no ritmo de abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025, superando a média nacional de 33,4%. O estado ocupa o terceiro lugar com maior número absoluto de aberturas de empreendimentos de pequeno porte no Nordeste.
Segundo Sylvia Siqueira, economista e analista do Sebrae Pernambuco, o resultado reflete o aquecimento da economia local e o crescimento dos empreendedores por oportunidade. “Esse é um resultado muito positivo da economia tanto pernambucana quanto no Brasil. Alguns segmentos aqui, como logística, delivery e saúde, tiveram um aquecimento muito expressivo, impulsionando esses números de novos CNPJs no nosso território”, destacou.
Apesar das expectativas positivas para os próximos meses, desafios como o aumento da inflação e da taxa básica de juros podem impactar o consumo e a sustentabilidade dos pequenos negócios. Para ajudar os empreendedores a superar esses obstáculos, o Sebrae oferece consultorias, cursos e soluções que promovem o planejamento e a longevidade das empresas. “Somos parceiros do empreendedorismo desde o início da jornada. Preparamos o empreendedor para ficar de olho no mercado e superar os desafios que aparecem na sustentabilidade de um negócio que está nascendo”, afirmou a economista.
Assista a entrevista completa no Youtube da Cidade FM.