Aneel mantém bandeira amarela na conta de luz durante o mês de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia. A medida mantém o mesmo patamar adotado desde maio.
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada em razão das condições menos favoráveis para a geração de energia elétrica, comuns nesta época do ano. O período seco reduz o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado. A redução das chuvas nos últimos meses também influenciou a manutenção da bandeira amarela.
A agência informou ainda que a cobrança adicional em julho será inferior à aplicada no mesmo período de 2025, quando vigorava a bandeira vermelha patamar 1. A expectativa do setor elétrico é de que o fenômeno El Niño, previsto para o segundo semestre, provoque temperaturas mais altas e menos chuvas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, o que poderá pressionar ainda mais os custos de geração de energia nos próximos meses.
Por Juliana Santos
