Apagão afeta cidades do interior de Pernambuco

Na noite desta sexta-feira (11), diversas cidades do Agreste pernambucano enfrentaram um apagão que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica. A Neoenergia esclareceu em comunicado que o problema não está relacionado à sua rede de distribuição. A responsabilidade pela falha, segundo a empresa, deve ser investigada pela Chesf.
Ao todo, 11 municípios foram impactados, incluindo Brejo da Madre de Deus, onde o teatro de Nova Jerusalém inaugurou sua temporada de apresentações da Paixão de Cristo em um evento para convidados. Entre as cidades afetadas estão Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, São Caetano, Riacho das Almas, Cupira, Agrestina, Belo Jardim e São Bento do Una.
O apagão começou por volta das 22h20 e, ao longo da noite, a energia começou a retornar gradualmente, com Caruaru sendo uma das primeiras localidades a ter o fornecimento parcialmente restabelecido. De acordo com nota da Chesf-Eletrobras, responsável pela transmissão, o problema foi ocasionado pelo desligamento do setor de 69 kV na Subestação Tacaimbó.
Confira a nota na íntegra:
As ações de reestabelecimento foram prontamente iniciadas e as cargas restabelecidas de forma coordenada com a distribuidora.
A Eletrobras informa que, na noite de ontem (11/04), ocorreu o desligamento do setor de 69 kV da Subestação Tacaimbó, Pernambuco, afetando o fornecimento de energia à distribuidora local.
As causas do desligamento estão sendo apuradas.