Banco Central lança sistema para impedir abertura de contas fraudulentas

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) um novo serviço que permitirá aos cidadãos evitar a abertura indevida de contas bancárias em seu nome. A ferramenta, que deve ser disponibilizada até 1º de dezembro, possibilitará um bloqueio prévio, evitando fraudes relacionadas à criação de contas com identidade falsa ou à inclusão de novos titulares sem autorização.
Segundo o BC, o sistema será acessado por meio da página Meu BC, onde o usuário poderá registrar sua decisão de impedir novas aberturas de contas – sejam correntes, poupanças ou de pagamento. O bloqueio é opcional e pode ser revertido a qualquer momento. Além disso, o sistema exibirá o histórico de ativações, desativações e consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas.
Outra novidade anunciada pelo BC envolve o Sistema Valores a Receber (SVR). A partir de terça-feira (27), pessoas físicas que possuem chave Pix do tipo CPF poderão habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. Antes, era necessário realizar um procedimento manual para cada solicitação, mas agora o crédito será depositado diretamente na conta do cidadão sem necessidade de consulta recorrente ao sistema.
A adesão ao serviço do SVR é opcional e exige acesso à plataforma com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, além da verificação em duas etapas ativada.
Se precisar de ajustes ou outra abordagem, é só me avisar! 😊