Biomédicos hoje atuam em mais de 30 áreas, destaca Efraim Naftali
O dia 20 de novembro é bem especial. Pois além de se comemorar o Dia da Consciência Negra e Dia do Esteticista, outra profissão também é celebrada, o biomédico. E é uma área da saúde responsável por várias funções.
Segundo o coordenador do curso de biomedicina da Uninassau Caruaru, Efraim Naftali, entre as principais atividades desse profissional começam nos laboratórios com as análises clínicas, mas não se limita só nesse campo. “Eu digo bastante aos meus alunos que o médico suspeita e o biomédico confirma. Hoje, o biomédico não se limite só ao laboratório, passando por mais de 30 áreas de atuação. A gente passou muito tempo pensando isso. As principais hoje são: a saúde pública, a perícia criminal, a estética, as práticas complementares e as patologias”, afirmou.
De acordo com Efraim, a profissão é extremamente atual. “Se você olhar, na época da pandemia havia inúmeros biomédicos na linha de frente, na pesquisa, tentando identificar e codificar o vírus, mostra que a área é extremamente atual e vem crescendo a cada dia.”
Mas a profissão segue tendo desafios. “O principal desafio é nos consolidando no mercado e abraçando essas habilitações que a profissão requer. A perspectiva futura é que a gente continue crescendo, já que somos profissionais muito novos, a profissão tem apenas 45 anos”, destaca Efraim.
Confira mais da entrevista no nosso canal no Youtube.