Brasil retoma exigência de vistos para norte-americanos, canadenses e australianos

A partir de quinta-feira (10), cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos deverão obter visto para ingressar no Brasil, conforme decreto do poder Executivo. Essa decisão foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores em maio de 2023, baseada no princípio da reciprocidade, já que esses países não isentam brasileiros da exigência.
Apesar da medida, o governo brasileiro segue buscando acordos bilaterais para isenção de vistos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância de negociações, especialmente com os Estados Unidos, para estabelecer condições equivalentes aos turistas brasileiros.
Dados recentes da Embratur mostram que, em 2024, mais de 728 mil turistas norte-americanos, 96 mil canadenses e 52 mil australianos visitaram o Brasil. O visto, disponível no site eVisa por US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479), é obrigatório para estadias de até 90 dias, e deve ser solicitado com antecedência para evitar transtornos.
Enquanto isso, o Senado aprovou um projeto de lei que propõe suspender a exigência de vistos para os mesmos países mencionados. Porém, o texto ainda aguarda tramitação na Câmara dos Deputados. Vale ressaltar que, em 2023, o Brasil e o Japão firmaram acordo de isenção de vistos com validade de três anos, indicando possibilidades futuras de negociações similares.