Confiança da indústria brasileira recua em abril, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na última sexta-feira (25), revelou um cenário de pessimismo generalizado na indústria brasileira em abril. O indicador caiu em 15 dos 29 setores avaliados, além de apresentar retração em quatro das cinco regiões do país e em empresas de todos os portes.
A Região Sudeste apresentou a maior queda, com um recuo de 1,3 ponto, atingindo o menor nível de confiança desde junho de 2020, com 45,9 pontos. As regiões Nordeste (-0,6), Norte (-1,1) e Centro-Oeste (-0,8) também registraram reduções, enquanto a Região Sul manteve relativa estabilidade, com um leve aumento de 0,2 ponto.
O levantamento também apontou um movimento interno nos setores industriais: enquanto cinco deles migraram de um estado de confiança para falta de confiança, três passaram para uma condição mais positiva. Mesmo assim, os dados reforçam a necessidade de atenção às políticas econômicas para impulsionar o otimismo no setor.