CPMI do INSS foi adiada para 17 de junho

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, declarou nesta quinta-feira (22) que a leitura do requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ocorrerá somente em 17 de junho.
Ele explicou que essa decisão se deve à falta de um entendimento entre os líderes partidários a respeito da agenda e ao elevado número de vetos presidenciais que ainda precisam ser revisados — que ultrapassam 60, conforme mencionado pelo senador.
Alcolumbre já havia indicado na terça-feira (20) que não haveria sessão até que um consenso sobre os vetos fosse alcançado. Ele enfatizou que não pretende convocar uma reunião do Congresso apenas para discutir o requerimento da CPMI, o que justifica a escolha da data. Assim, até essa ocasião, a comissão não será oficialmente instalada.
O pedido, que conta com as assinaturas de deputados e senadores, já foi registrado. Entretanto, para que tenha validade, Alcolumbre deve apresentar essa solicitação em uma sessão do Congresso, o que ainda não ocorreu.