
Desemprego entre jovens apresenta queda significativa

Em um balanço divulgado nesta terça-feira (29) durante o evento Empregabilidade Jovem Brasil, realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em São Paulo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) trouxe boas notícias sobre o mercado de trabalho para jovens brasileiros.
De acordo com os dados apresentados, a taxa de desemprego entre pessoas de 14 a 24 anos caiu expressivamente no último trimestre do ano passado. O índice passou de 25,2% no final de 2019, quando os registros começaram, para 14,3% em 2024, reduzindo o contingente de jovens desempregados de 4,8 milhões para 2,4 milhões.
Outro ponto positivo do levantamento é a diminuição no número de jovens de 18 a 24 anos que não estudam nem trabalham, agora somando 5,3 milhões, o menor número desde o início da série histórica.
Também se destacou o crescimento expressivo no número de estagiários no país, que subiu de 642 mil em 2023 para 990 mil apenas nos dois primeiros meses de 2024. Esses números reforçam os avanços no combate ao desemprego juvenil e a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho para esta faixa etária.