logo logo

Já imaginou a sua marca sendo divulgada na Rádio Cidade?

Cidade ADS

Divulgue aqui e aumente suas vendas.

conheça nossos planos

81 98253-5080

Caruaru / PE

Estr. do Alto do Moura - Distrito Industrial, Caruaru - PE, 55040-120

Fonte: 81 99878-0997 whatsapp

[email protected]
CulturaGeralReligião

Dom Dino completa 30 anos de vida episcopal com lançamento de livro


  • 26 de junho de 2021 às 17h38min

Dom Dino lança livro com live transmitida pela Rede Vida de Televisão (Foto: Divulgação)

Conhecido como “o Bispo Alegre na Esperança”, o bispo emérito de Caruaru, Dom Bernardino Marchió ou simplesmente Dom Dino para os fiéis e admiradores completa na próxima terça (29), dia de São Pedro, 30 anos de vida episcopal.

Para marcar a data, vai ser lançado nesse sábado (26) o livro ‘Viver é mudar – Memórias de um bispo alegre na esperança’ uma obra de 227 páginas dividida em sete capítulos da Angelus Editora, em co-edição com a Editora Fazenda Esperança.

O lançando é às 20h na Rede Vida de Televisão e no canal do YouTube da Fazenda da Esperança.

Na publicação, Dom Dino que é cofundador da Fazenda da Esperança e membro do movimento dos Focolares ressalta momentos da formação, destaca a família, as amizades, a Igreja e a humanidade presente nas inúmeras pessoas encontradas ao longo da vida e do ministério.

Sobre Dom Dino

Dom Bernardino Marchió (Dom Dino), nasceu aos 6 de setembro de 1943 na Itália- Cidade de Busca (Piemonte) – filho de Constantino Francisco Marchió (agricultor) e de Giovanna Giordano (dona de casa e mãe de 6 filhos): com 8 anos ficou órfão do Pai. 

Estudou na Escola Pública de Busca e, aos 11 anos, entrou no Seminário da Diocese de Saluzzo onde continuou os estudos clássicos e fez os cursos de Filosofia e de Teologia. Foi ordenado presbítero na Matriz de Nossa Senhora da Assunção em Busca no dia 29 de junho de 1968. Prestou 7 anos de serviço pastoral na Paróquia de Bagnolo Piemonte, na Diocese de Saluzzo. Chegou ao Brasil em Palmares (PE) como missionário “fidei donum” no dia 31 de outubro de 1975, onde atuou como Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese até junho de 1991. 

Eleito Bispo Coadjutor de Pesqueira pelo Papa São João Paulo II, foi ordenado em Palmares em 29 de junho de 1991. Em maio de 1993, foi nomeado Bispo Diocesano de Pesqueira local em que permaneceu até a nomeação do Sucessor, Dom Francisco Biasin, em outubro de 2003. 

Transferido para a Diocese de Caruaru, iniciou a missão aos 12 de janeiro de 2003 e ficou até à renúncia, por limites de idade. O sucessor, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, tomou posse no dia 19 de setembro de 2019.

Como Bispo, exerceu vários serviços à Igreja. No Regional Nordeste 2, foi Bispo referencial para a Catequese, a Pastoral Juvenil, a Pastoral do Menor e da Criança e as Novas Comunidades. Por 8 anos, foi membro do Conselho Permanente da CNBB e Membro da Comissão Nacional da Juventude. 

Foi também Administrador Apostólico, por 9 meses, da Diocese de Nazaré em Pernambuco. Dom Dino, como Bispo Emérito, reside atualmente em Caruaru (PE) e acompanha o Movimento dos Focolares e a Fazenda da Esperança.