FestCine Itaúna abre inscrições para sua 6ª edição na zona rural de Caruaru

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o 6º FestCine Itaúna, Festival Internacional de Cinema que transforma a zona rural de Caruaru, em ponto de encontro entre o audiovisual, a cultura popular e a formação de novos públicos. A edição deste ano acontece de 29 de julho a 5 de agosto, com exibições ao ar livre na praça principal do povoado de Itaúna.
Com sessões gratuitas e uma programação que mistura cinema, arte e vivência comunitária, o FestCine Itaúna reforça sua proposta de descentralizar o acesso à produção audiovisual. A curadoria contempla curtas-metragens, longas e videoclipes nacionais e internacionais, além de oferecer oficinas, apresentações culturais e debates.
Um dos destaques do evento é o Júri Jovem, formado por crianças e adolescentes das áreas rurais de Caruaru, que ajudam a selecionar e premiar as obras participantes, estimulando o protagonismo juvenil e a construção de novos olhares sobre o cinema.
As produções concorrem ao simbólico Troféu Cururu de Ouro, escultura assinada pelo mestre artesão Horácio Rodrigues, do Alto do Moura — um dos polos mais importantes de arte figurativa da América Latina.
Mostras competitivas:
- Itaúna: curtas produzidos por estudantes do ensino fundamental e médio;
- Cururuá: curtas feitos por universitários, participantes de oficinas e cursos livres;
- Anu-Preto: curtas nacionais ou internacionais;
- Mocó: longas-metragens nacionais ou internacionais (mínimo de 60 min);
- Cutia: videoclipes com até 20 min, também de qualquer lugar do mundo.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma FilmFreeWay.
Raízes e resistência cultural
Criado pelo cineasta e educador Paulo Conceição, com produção de Túlio Beat, o FestCine Itaúna é fruto da força das comunidades de Riacho Doce e Itaúna, que transformam o Agreste num polo de exibição e reflexão audiovisual. A iniciativa reafirma o poder da arte como ferramenta de inclusão, educação e resistência cultural.
Sobre Paulo Conceição
Atuante em múltiplas linguagens, Paulo é educador, cineasta, ator e maquiador. Já recebeu prêmios em festivais nacionais e internacionais, e foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e pela Câmara Municipal de Caruaru por sua contribuição à cultura local.