Indicadores mostram melhora no ensino médio da rede pública brasileira

Os estudantes do ensino médio da rede pública brasileira apresentaram melhor desempenho escolar entre 2022 e 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC). As informações fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025 e mostram uma redução de 62% na taxa de reprovação, queda de 61% no abandono escolar e diminuição de 28% no atraso escolar. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%.
De acordo com o MEC, a melhora nos indicadores está relacionada à implantação de programas voltados à permanência dos estudantes na escola e à melhoria da qualidade do ensino. Entre as iniciativas destacadas estão o programa Pé-de-Meia, que oferece incentivo financeiro para alunos do ensino médio da rede pública, o Escola em Tempo Integral, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O ministério também informou que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%, evitando que cerca de 250 mil jovens deixassem a escola.
Os avanços também foram observados em outras áreas da educação básica. O índice de alfabetização das crianças passou de 36%, em 2021, para 66% em 2025. Já a oferta de ensino em tempo integral alcançou 25,8% das matrículas da rede pública, atingindo a meta prevista no Plano Nacional de Educação. Outro destaque foi o crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, a partir de 2026, também será utilizado como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio no país.
Por Juliana Santos
