Iniciativas de enfrentamento ao feminicídio ganham destaque em Caruaru

Na última quinta-feira (27), os projetos Espaço Seguro e Cadeira Vazia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru foram destacados durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru. Convidada pelo vereador Lula Torres, a diretora da Instituição de Ensino Superior (IES), Teresa Tabosa, apresentou as ações que buscam sensibilizar a comunidade sobre os altos índices de feminicídio.
Teresa explicou que o projeto Cadeira Vazia utiliza cadeiras vermelhas posicionadas em locais estratégicos da instituição, como salas de aula e corredores, simbolizando mulheres vítimas de feminicídio. Já o Espaço Seguro oferece acolhimento a mulheres em situação de violência, em um ambiente confidencial e com suporte de profissionais treinados. A ação visa proporcionar segurança às alunas, colaboradoras e demais mulheres que necessitem de ajuda.
Em março, a UNINASSAU também distribuiu materiais explicativos e, por meio de QR Codes, disponibilizou cartilhas educativas sobre violência contra a mulher e os principais canais de denúncia. Essas iniciativas fazem parte do programa Ser Mulher, do grupo Ser Educacional, que oferece bolsas de graduação digital gratuitas para mulheres em situação de violência doméstica.