Justiça dos EUA decide que Google agiu ilegalmente para manter monópolio em publicidade online

Nessa quinta-feira (17) a justiça federal dos Estados Unidos decidiu que o Google agiu de forma ilegal para manter o monopólio em tecnologias de publicidade online, a Big tech afirma que vai recorrer da decisão.
A decisão do Tribunal Distrital do Leste da Virgínia disse que a empresa violou a lei ao consolidar seu domínio sobre o sistema tecnológico que exibe anúncios em sites da web.
A ação foi movida pelo Departamento de Justiça dos EUA, em parceria com vários estados, sob a alegação de que o Google explorou seu monopólio para cobrar valores mais altos e reter uma parcela maior das receitas publicitárias.
A juíza afirmou que a conduta da empresa prejudicou concorrentes, sites de notícias e, principalmente, os consumidores de internet aberta. O Google afirma que a acusação se baseia em uma visão ultrapassada da internet, desconsiderando o atual cenário com anúncios também em mecanismos de busca, aplicativos e redes sociais. A empresa, que vai recorrer da decisão, sustenta que se destacou no mercado por oferecer uma tecnologia superior.