Médico destaca importância da vacinação para erradicação do Sarampo do Brasil
Nesta segunda-feira (18), durante entrevista ao programa Manhã Cidade, o clínico geral, doutor Adalberto de Lima, destacou a importância da vacinação para que o Brasil recebesse a certificação de eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). O país recebeu novamente o título da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Conforme o médico, o Brasil já havia sido classificado como zona livre do Sarampo em 2016, mas perdeu o certificado em 2019 após surtos da doença. “Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, foram registrados mais de 10 mil casos. Em junho deste ano, o país completou dois anos sem casos de transmissão em território nacional e isso se deve à imunização. Vacina previne. É uma poupança que você faz para não ter que pagar juros no futuro”, reforça.
O Sarampo é uma doença extremamente contagiosa e grave, que pode ser evitada por vacina. Estima-se que uma pessoa infectada pode contaminar outras 12 ou 18 pessoas. A transmissão ocorre por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar ou falar.
Confira a entrevista completa no Youtube da Rádio Cidade.