Mestre Vavá é o novo Patrimônio Vivo de Caruaru
Após o processo de seleção, Mestre Vavá, do Boi Surubim, foi escolhido para receber a bolsa e o título de Patrimônio Vivo de Caruaru, como forma de reconhecimento por fomentar a cultura do município.
A escolha foi feita por uma comissão formada por dois integrantes da Fundação de Cultura e três representantes do Conselho de Cultura de Caruaru, conforme havia sido determinado no edital.
Jeová de Sousa nasceu e foi criado em Caruaru. Filho de agricultores, inspirou-se no pai, que tocava nos carnavais do município quando tinha tempo livre. O pai do Mestre Vavá tocava no Boi de Bandeira nos anos 60, quando o filho tinha entre 5 e 6 anos de idade.
Vavá criou o Boi Surubim em 1975, há 49 anos. “Comecei a visitar as casas dos vizinhos com meu boi e todos gostavam muito”, afirmou o Mestre quando foi homenageado no Pré-Carnaval Multicultural 2024 de Caruaru.
Mestre Vavá também é o dono da Banda de Pífanos Alvorada. Neste ano, ele criou o Instituto Vavá do Boi, que funciona no bairro São João da Escócia com aulas gratuitas para a comunidade carente aprender a arte do pife e dos folguedos. Ele também é integrante da Orquestra de Pífanos de Caruaru.
Com o intuito de dar a boas vindas, será realizado nesta terça-feira (19), a partir das 9h, na Fundação de Cultura (FCC), um café da manhã com todos os patrimônios vivos de Caruaru.