
O Governo Federal anunciou um novo edital do programa Mais Médicos com o objetivo de aumentar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Estão disponíveis 3.174 vagas para inscrição, começando nesta segunda-feira, 5 de maio, em todas as 27 unidades federativas. Dentre essas vagas, 3.066 serão alocadas em 1.620 municípios, enquanto 108 são direcionadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Em Pernambuco, há previstas 121 vagas distribuídas em 70 municípios (a relação completa pode ser encontrada ao final do texto), além de duas vagas específicas nos DSEIs de Floresta e Jatobá. Deste total, 98 vagas estão localizadas em 56 municípios que apresentam alta ou muito alta vulnerabilidade. As cidades com o maior número de vagas são Água Bela e Bom Conselho, cada uma com 12 postos disponíveis. O objetivo é reforçar a assistência nas áreas remotas e mais suscetíveis à vulnerabilidade social. Os médicos que desejam participar podem se inscrever até 8 de maio.
A distribuição das vagas leva em conta a situação atual da distribuição de profissionais de saúde no Brasil, conforme o estudo Demografia Médica 2025. Lançado na quarta-feira passada (30/4), o estudo revela a razão de médicos por habitante nas diversas regiões do país. O programa Mais Médicos prioriza atender às áreas com maior vulnerabilidade social e um número reduzido de profissionais.
A maioria das vagas se concentra em regiões carentes de municípios pequenos (75,1%), seguidas por municípios de porte médio (11,1%) e grande porte (13,8%). Em termos regionais, o edital oferece 1.105 vagas no Nordeste, 945 no Sudeste, 419 no Sul, 397 no Norte e 200 na Região Centro-Oeste.