Novo plano de ajuda a Gaza é anunciado por Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que o governo está desenvolvendo um novo esquema para fornecer ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A área enfrenta uma das mais sérias crises desde o início do conflito, com uma grave falta de alimentos, medicamentos e combustíveis.
A Organização das Nações Unidas (ONU) mencionou que está se esforçando para distribuir os suprimentos que chegaram ao território nos últimos dias, embora encontre obstáculos devido a saques e limitações impostas pelas forças armadas de Israel. Também nesta quarta-feira, Israel confirmou que cem caminhões carregados com ajuda humanitária conseguiram entrar em Gaza, após quase três meses de bloqueio total.
O novo plano estabelecerá, inicialmente, quatro centros de distribuição de assistência, sendo um localizado na parte central de Gaza e três no extremo sul, onde a população é bastante reduzida. Esses centros serão administrados pela Gaza Humanitarian Foundation (GHF), uma fundação privada dos Estados Unidos, com segurança fornecida por contratados armados.