Passagem de frente fria aumenta risco de temporais no sul do país

A chegada de uma nova massa de ar frio irá intensificar a instabilidade climática no Sul do Brasil. De acordo com o Climatempo, as áreas mais impactadas serão o oeste e a Campanha do Rio Grande do Sul, onde existe a possibilidade de tempestades envolvidas com raios, ventos intensos e até a ocorrência de granizo nesta terça-feira (27).
Na parte da tarde, essas instabilidades se moverão em direção ao oeste de Santa Catarina, e à noite, alcançarão o sudoeste e o sul do Paraná, com um alerta para possíveis tempestades. Além da precipitação, ventos intensos são esperados ao longo do dia nos três estados, podendo ocorrer mesmo na ausência de chuvas, com velocidades variando entre 51 e 70 km/h, desde o oeste paranaense até o sul gaúcho.
Entretanto, essa instabilidade não afetará a região Sudeste, onde as condições climáticas permanecerão estáveis na maior parte do tempo. O litoral do Espírito Santo e a costa norte do Rio de Janeiro devem apresentar chuvas intensas. Também é importante ficar atento às regiões interiores de São Paulo e de Minas Gerais, onde a umidade relativa do ar poderá cair para níveis inferiores a 30% durante as horas mais quentes do dia.