
Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 termina nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 precisam ficar atentos ao prazo: os pedidos devem ser feitos até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2). A prorrogação foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril.
A solicitação deve ser realizada online, na Página do Participante, utilizando o login do Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal. Além disso, quem obteve isenção no Enem 2024, mas não compareceu aos dias de prova, precisa justificar a ausência para conseguir a gratuidade novamente.
Quem pode solicitar
Têm direito à isenção:
- Estudantes da rede pública que estejam na 3ª série do ensino médio em 2025.
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Já aqueles que faltaram às provas do Enem 2024 precisam apresentar justificativa baseada em motivos como:
- Problemas de saúde ou internação médica.
- Acidente de trânsito, furto ou assalto.
- Maternidade ou paternidade.
- Mudança de domicílio por necessidade familiar.
- Trabalho ou compromissos escolares.
- Privação de liberdade.
Datas importantes
O resultado da análise dos pedidos será divulgado em 12 de maio. Quem tiver a solicitação negada pode entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio, com o resultado final sendo publicado em 22 de maio.
Mesmo com a isenção garantida, os candidatos ainda precisarão realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do período estipulado pelo futuro edital. Quem não for contemplado com a gratuidade deverá pagar a taxa de inscrição, cujo valor será divulgado posteriormente. No último exame, a taxa foi de R$ 85.