Publicadas novas diretrizes para o ensino médio da rede estadual de Pernambuco

A Secretaria de Educação de Pernambuco publicou nessa sexta-feira (26) as novas diretrizes que vão reorganizar o currículo do ensino médio da rede estadual a partir do ano letivo de 2026. As mudanças seguem a atualização da legislação federal sobre o Novo Ensino Médio e serão aplicadas em escolas regulares, integrais, técnicas e também na modalidade noturna.
Entre as principais alterações está a adoção da Formação Geral Básica, organizada nas quatro áreas do conhecimento previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os estudantes continuarão podendo escolher itinerários formativos de aprofundamento e, nas escolas técnicas, também terão acesso à formação profissional. O novo currículo ainda torna obrigatória a oferta do projeto integrador História de Pernambuco e inclui a educação digital como tema transversal, com conteúdos ligados ao uso de tecnologias, programação, robótica e letramento digital. Também permanece obrigatória a abordagem da história e cultura afro-brasileira e indígena.
As escolas de tempo integral passarão a oferecer novas atividades voltadas ao reforço da aprendizagem, como Letramento Linguístico, Matemática Básica, Cultura Digital, Estudo Orientado e projetos voltados ao desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. A carga horária mínima do ensino médio permanece em 3 mil horas, distribuídas ao longo dos três anos. Atualmente, a rede estadual atende mais de 306 mil estudantes nessa etapa de ensino, sendo cerca de 74% matriculados em escolas de tempo integral.
Por Juliana Santos
