Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em Pernambuco

Desde a última quarta-feira (14), todos os moradores de Pernambuco com seis meses de idade ou mais já podem se vacinar contra a gripe. A ampliação da campanha foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde, que busca conter o avanço de doenças respiratórias no período sazonal, que vai de março a agosto.
A vacina está disponível em mais de 2.800 salas de imunização, distribuídas pelos 184 municípios pernambucanos e também no Arquipélago de Fernando de Noronha.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, reforçou que a medida é uma forma de evitar o aumento no número de casos e de internações provocadas pelo vírus da Influenza. “Ampliar o acesso à vacina traz benefícios diretos à população e ajuda a reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde”, afirmou.
Em 2025, a vacina contra a gripe passou a integrar oficialmente o Calendário Nacional de Vacinação, passando a ser aplicada de forma rotineira nos postos de saúde.
Em Pernambuco, a campanha teve início há pouco mais de um mês, inicialmente voltada aos grupos prioritários — cerca de 2,3 milhões de pessoas. Até agora, 679.962 doses foram aplicadas, o que representa 19,5% da meta para esse público. Dentre os vacinados, estão 300.054 idosos (21%), 148.545 crianças (18,2%) e 6.459 gestantes (7,4%).
A expectativa do governo estadual é de que, com a liberação para o público geral, os índices de cobertura vacinal aumentem nas próximas semanas.